As turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio realizam a partir desta segunda-feira, 23, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA
O Saeb é realizado a cada dois anos e representa umas das principais ferramentas de avaliação da rede pública de ensino do Brasil e para uma amostra de instituições de ensino da rede privada. A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Realizado desde 1990, a avaliação oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas públicas da educação brasileira, além de ser um indicador que aponta a qualidade da educação.
DISCIPLINAS
Serão avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental. E serão aplicadas provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza para os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, por amostragem.
LIBERDADE PARA ESCOLAS DEFINIREM APLICAÇÃO
As escolas têm a liberdade de escolher os dias e horários de aplicação das provas do Saeb, conforme os seus cronogramas de atividades de rotina. As provas são elaboradas conforme as matrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
APERFEIÇOAR A EDUCAÇÃO
Coordenadora estadual do Saeb e diretora de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria da Educação (Seduc), Anice de Souza Moura, falou sobre a avaliação. “Além da importância das provas do Saeb, o exame representa também uma oportunidade para refletir as práticas pedagógicas, identificar pontos fortes e áreas das aprendizagens que precisam ser melhoradas. O Saeb é uma ferramenta para aperfeiçoar nossa educação em todos os níveis. Com os resultados da proficiência, do fluxo escolar e dos questionários socioeconômicos é possível melhorar a compreensão das necessidades e dificuldades que enfrentamos, auxiliando na implementação de políticas e estratégias educacionais que nos levarão a um futuro promissor do processo ensino e aprendizagem”, explicou.