A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 15, a Operação Voadeira. A investigação tem como objetivo identificar os autores dos roubos nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, localizados no aeroporto Lysias Rodrigues em Palmas e na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em 2017.
Cerca de 30 policiais federais cumprem 14 mandados judiciais expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins a pedido da Polícia Federal e Ministério Público Federal, sendo dois mandados de prisões preventivas, um mandado de prisão temporária, seis mandados de conduções coercitivas e cinco mandados de buscas e apreensões nos Estados de Tocantins e Pará.
Os crimes ocorreram nas madrugadas dos dias 21 de abril e 13 de maio de 2017, sendo que os criminosos renderam os vigilantes do aeroporto e da Agrotins e explodiram os caixas eletrônicos das instituições bancárias e, após a execução dos crimes, empreenderam fuga pelo Lago de Palmas.
As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal que contou com o efetivo apoio das Polícias Civil e Militar do Estado do Tocantins.
Voadeira
O nome da Operação se deve ao fato dos criminosos fugirem pelo Lago de Palmas fazendo uso de pequenas embarcações comumente conhecidas na região de Palmas como “voadeiras”.