A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Laranjada Suíça, em Vitória da Conquista (BA). A investigação criminal apura a prática de fraudes bancárias eletrônicas em prejuízo de diversas instituições financeiras, com destaque para a Caixa Econômica Federal. A operação foi realizada no dia 30 de julho.
MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão no Tocantins. Durante as diligências, foram apreendidos documentos, equipamentos de informática e aparelhos celulares, os quais serão submetidos a perícia e análise.
TRANSAÇÕES FRAUDULENTAS
A investigação visa a esclarecer a possível ocorrência de transações fraudulentas que somam, até o momento, mais de R$ 318 mil. O principal suspeito identificado é um homem que residia em Palmas, cujos dispositivos eletrônicos foram vinculados a diversas contas bancárias de vítimas.
UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS
As fraudes teriam sido praticadas por meio de técnicas de engenharia social e phishing, com o objetivo de obter dados sensíveis de clientes bancários, especialmente idosos, e realizar transferências indevidas. A análise técnica revelou a utilização de dispositivos móveis, além da movimentação de valores para contas de terceiros “laranjas” residentes na cidade de Vitória da Conquista.