A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros) divulgou nesta terça-feira, 17, a edição de 2024 do Anuário. O documento reforça a importância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). “Não se trata apenas de assegurar a alfabetização na idade adequada; é urgente desenvolver capacidades de leitura avançadas, que sejam capazes de enfrentar os complexos desafios da era da desinformação e das fake news”, avalia o presidente da Abrelivros,
MAIS DE UM MILHÃO DE LIVROS PARA 295 MIL ESTUDANTES TOCANTINENSES
O Anuário traz números do programa em todas as 27 unidades federativas. Em 2023, o Tocantins foi contemplado com a distribuição de 1.039.465 livros didáticos, beneficiando aproximadamente 294.967 alunos em suas redes de ensino. O PNLD Literário também registrou a entrega de 276.018 exemplares, promovendo a leitura e ampliando o acesso à literatura entre os estudantes do Estado.
METODOLOGIA E A ABRELIVROS
Todas as informações relativas ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Anuário da Abrelivros foram geradas e fornecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do PNLD. A Abrelivros é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne as principais editoras de livros escolares. A instituição tem como objetivos colaborar para aprimorar políticas no País nas áreas de educação, cultura, formação do educador, incentivo à leitura e à qualidade do livro. Por isso, defende a imunidade tributária do livro, prevista nas Constituições do Brasil desde 1946.