Em uma operação montada na TO-010, a Polícia Militar (PM) apreendeu no final da madrugada um dos menores envolvidos na ação que culminou no tiroteio que feriu o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD), e seu motorista, João Barros, na manhã desse domingo, 4. A confirmação extraoficial foi feita nesta segunda-feira, 5, por fontes policiais. É o segundo a ser preso. Outro menor está foragido.
Uma equipe da P2, o grupo de inteligência, em viatura descaracterizada, já prendeu às 18 horas desse domingo Mateus Carvalho da Silva, 18 anos. Conforme a PM, o suspeito foi abordado quando saía do mato próximo à ponte que liga Miracema a Lajeado. Ele confessou ter praticado o crime em parceria com outros dois criminosos. Mateus tem várias passagens pela polícia.
De acordo com a PM, a corporação continua em diligência para capturar o terceiro envolvido, também menor de idade, de 17 anos.
Passa bem
O prefeito Manoel Silvino passou por uma cirurgia para a retirada da bala, que perfurou a bexiga e atingiu o intestino, onde se alojou. Conforme informações da Secretaria Estadual de Comunicação, o procedimento foi bem-sucedido e Silvino passa bem.
Entenda
Silvino e um funcionário da prefeitura foram baleados na residência do político por volta das 8 horas deste domingo. O prefeito, que fez aniversário nesse domingo, teria reagido à ação.
Testemunhas disseram que os criminosos fizeram cárcere privado contra familiares do prefeito e amigos, porque Silvino não estava na residência.
Aparentemente drogados, os bandidos ainda espancaram o ex-prefeito de Santa Fé do Araguaia Valtênis Lino (SD).
Em áudio nas redes sociais, um amigo do prefeito, não identificado, contou que Silvino foi à casa do motorista buscá-lo para irem a Palmas. Conforme o áudio, os bandidos amarraram Valtênis, bateram na primeira-dama e a colocaram no banheiro com as crianças.
Segundo o amigo, quando Silvino chegou com o motorista e abriu o portão, já teria sido recebido a tiros.
Em outra versão, os bandidos queriam saber de um cofre, e buscavam por dinheiro.
Manoel Silvino foi presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e é prefeito de Tocantínia pelo terceiro mandato.