Uma tentativa de fuga foi frustrada na manhã do sábado, 11, na cadeia pública de Cristalândia. Agentes do Sistema Penitenciário penitenciários daquela unidade prisional, com apoio de agentes da cadeia pública de Pium e da Polícia Militar (PM), descobriram uma escavação que, possivelmente, seria utilizada por reeducandos para uma tentativa de fuga em massa.
Durante a troca de turno, os agentes de Cristalândia identificaram ruídos vindo do interior da carceragem. Durante a realização do procedimento de vistoria, às 8h15, descobriram a escavação, os autores e o plano de fuga, que estava previsto para o momento do banho de sol, durante a transmissão de um jogo de futebol naquele mesmo dia, favorecidos pelo som da televisão.
Na ação não teve agentes ou reeducandos feridos. A unidade prisional de Cristalândia tem hoje 52 reeducandos.
Fuga
No dia 29 de julho, um total de 18 reeducandos conseguiram fugir da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Miranorte. Segundo informações da Polícia Militar (PM), os detentos fizeram motim por volta das 15h30, após o banho de sol, e iniciaram a fuga. (Com informações da ascom da Seciju)