O Maio Amarelo começou em Palmas com ação de conscientização na manhã desta quarta-feira, 2, com um adesivaço no hall de entrada do prédio da Prefeitura de Palmas, localizado na Avenida JK. A finalidade é conscientizar, educar e chamar a atenção da população sobre a importância de promover boas condutas no trânsito. O movimento mundial tem como tema este ano: “Nós somos o trânsito”, e em Palmas o foco, de acordo com o Projeto Vida no Trânsito, será o uso compartilhado da via.
Durante todo o mês de maio, as ações de conscientização serão reforçadas na Capital. “Nossas equipes de educação para o trânsito estão empenhados para levar aos condutores orientações que promovam mais atenção e possam mudar as atitudes no trânsito. O intuito também é pautar toda a sociedade para discutir a importância do uso compartilhado da via, utilizada por automóvel, motocicleta, ciclista e pedestre. Uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro é claro que o condutor do veículo maior deve zelar pela segurança do menor”, lembra a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, tenente coronel Welere Gomes.
O gerente de Educação para o Trânsito, Celestino Pessoa, atua há 18 anos como agente de trânsito e relata a importância de campanhas como esta para lembrar a sociedade sobre os perigos do trânsito. “Essa é uma campanha sazonal e a ideia é que essa mensagem fique gravada na mente das pessoas”, acrescentou.
Dados em Palmas
Segundo o Relatório de Análise de Dados do Programa Vida no Trânsito em Palmas (PVT), no primeiro trimestre de 2018 em Palmas, já foram registrados 13 vítimas fatais. Destas, sete foram homens e seis mulheres, sendo três motociclistas, um ciclista, um pedestre, dois passageiros de motocicleta, dois condutores de automóvel, quatro passageiros e um não identificado. A faixa etária da maioria das mortes no trânsito fica entre 18 e 30 anos, idade de plena produtividade. Quinta-feira foi o dia da semana apontado com maior índice de mortes na Capital, seguido de sexta-feira, sábado e domingo.
Para o PVT, o comportamento humano é o fator determinante dos acidentes viários, que vão desde uma simples desatenção do condutor ou pedestre até ao desrespeito à legislação. Dentre os acidentes com vítimas fatais, o fator álcool foi o mais determinante, seguido de alta velocidade, falta de CNH. Também foram apontados fatores como transitar em local impróprio, perda de controle de veículo e atitude impudente.
Dentre as infrações mais cometidas no trânsito em Palmas, destaca-se transitar acima da velocidade superior à máxima em até 20%, dirigir sem o cinto de segurança e dirigir veículo usando calçado que não se firme no pé.
O que é o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento mundial que desenvolve ações para alertar a sociedade sobre os perigos no trânsito. O objetivo do movimento é ser uma ação multissetorial, envolvendo a participação do poder público e da sociedade civil para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito.
A Prefeitura de Palmas apoia essa ideia, pois entende que é urgente a necessidade de frear a violência no trânsito, frente ao reconhecimento sobre os impactos sociais negativos da violência no trânsito para todos os setores da nossa sociedade e, consequentemente, para todos os cidadãos. (Com informações da Secom Palmas)