O Conselho Consultivo das Associações de Bairros de Araguaína (CCABA) adiou pela segunda vez e agora por tempo indeterminado a eleição para presidentes de bairro, prevista para este domingo, 21. O pleito era para ter sido realizado no dia 7 de março. O motivo da suspensão é o avanço da Covid-19 na cidade, que soma 22.923 casos da doença, que matou 289 pessoas. Só nessa sexta-feira, 19, o Boletim Epidemiológico do Estado trouxe mais 189 novos casos do novo coronavírus em Araguaína.
Com base no decreto
De acordo com a presidente do CCABA, Josirene da Silva Lima, a decisão foi tomada com base no Decreto Municipal nº 019/2021, publicado no Diário Oficial do Município desta semana, proibindo aglomeração de pessoas em locais públicos e privados de Araguaína. “A data de votação já havia sido adiada anteriormente e enviamos uma nota à comunidade avisando da possibilidade de um novo adiamento por conta da pandemia. É importante que a população entenda que estamos em uma situação atípica e devemos antes de tudo prezar pela segurança e saúde da comunidade”, disse a presidente Josirene Lima.
Atuais presidentes continuam
Até que o processo eleitoral seja finalizado, o conselho decidiu manter os presidentes atuais, que irão responder pelos seus respectivos bairros até que os novos presidentes assumam. A comissão eleitoral também está estudando uma forma de nomear e empossar por meio de portaria, os representantes dos 41 bairros que apresentaram chapa única. Já os bairros com mais de uma chapa registrada, deverão aguardar a nova data de votação que será definida de acordo com redução no número de casos de Covid-19.