A Prefeitura de Porto Nacional publicou Decreto para promover uma “flexibilização experimental” das medidas contra a Covid-19. Conforme o Paço, a decisão leva em consideração o fato de 67,32% da população ter recebido pelo menos uma dose da vacina contra a doença, além da diminuição significativa de contaminados. O município considera que há 101 casos ativos atualmente, com apenas 8 destes hospitalizados.
Flexibilizações
As medidas experimentais seguem válidas até o dia 30 deste mês. O Decreto prevê: a liberação de eventos, desde que sejam até à 1 hora e com capacidade de até 150 pessoas; funcionamento das distribuidoras de bebidas até meia-noite; liberação de parques de diversões; torneios e campeonatos com capacidade de até 30% em lugares fechados. Já os bares e os restaurantes poderão aumentar o limite para seis pessoas por mesa desde que sejam respeitadas todas as medidas sanitárias como a utilização de máscara, aferição de temperatura, álcool em gel 70% e o distanciamento social. Antes era permitido apenas quatro pessoas.
Conciliar comércio e a pandemia
O prefeito Ronivon Maciel (PSD) argumenta que a preocupação é manter os níveis estáveis da doença, mesmo com o comércio aberto, de forma racional e equilibrada. “O nosso maior objetivo, dentro do município, é tentar conciliar a abertura racional do comércio principalmente com o foco no setor artístico, setor que foi bastante prejudicado devido a pandemia, de forma a manter o equilíbrio na evolução epidemiológica dos casos”, explicou. O município garante fiscalização intensa no período.