A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), recebeu no dia 18 dos representantes da Rede Nacional de Cidades Sustentáveis – Ver Cidade os dados da avaliação de 2017, ano base 2016. Na reunião foi discutida a alimentação do sistema com os dados referentes a este ano. Ela avaliou o encontro de forma positiva, mas destacou que os índices precisam chegar com mais efetividade ao cidadão palmense.
Segundo Cinthia Ribeiro, é preciso que essa qualidade expressada na pesquisa seja sentida pelo cidadão. “Fico muito feliz por receber essa equipe para discutir e avaliar melhorias para nossa cidade. Com certeza já estamos em um bom caminho e vamos avançar muito mais”.
A apresentação dos dados de Palmas foi feita pelo professor doutor e integrante da Rede, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldecy Rodrigues. A diretora executiva da Rede, Maria Antônia, pediu empenho da municipalidade para inserção dos dados técnicos no sistema, para que sejam estabelecidos os dados do ano base 2017. Conforme a Secretaria de Comunicação de Palmas, a prefeita determinou empenho para que as demandas sejam atendidas com rapidez e eficiência.
Além do professor Waldecy Rodrigues e da diretora Maria Antônia, ainda foram recebidos pela prefeita, o presidente da Organização Rede Nacional de Cidades Sustentáveis – Ver Cidade, Claudinir Junior; e o superintendente da Caixa, Vandeir Ferreira. O CT é representado no grupo pelo publicitário Artur Monici.
A Rede – Ver Cidades
É uma organização social que monitora 120 indicadores do Município, que medem qualidade de vida, desenvolvimento econômicos, social, educação, saúde, dentre outros. O monitoramento é parte do programa Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), mantido pelo Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Além de Palmas, participam da Ices, João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). (Com informações da Secom Palmas)