A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (PSDB), recebeu na terça-feira, 6, a visita do comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, o major Cândido Marques Soares Júnior. Na pauta do encontro esteve possíveis parcerias entre a corporação e a administração, como a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) na rede municipal de ensino e até o projeto de uma escola da PM.
Sobre a possibilidade de criar um Colégio Militar em Guaraí, Lires Ferneda esclareceu que o projeto é de médio prazo. A prefeita fez questão de exaltar a atuação da corporação na educação. “Todos nós sabemos da qualidade do ensino nos colégios militares do Tocantins e na melhoria dos indicadores sociais dos alunos dessas instituições, seja na redução da evasão escolar, seja no aproveitamento acima da média no Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]”, comentou. Segundo o Paço, o major Cândido Soares se colocou a disposição para ajudar na instalação da unidade.
Outro projeto elencado no encontro foi o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido através de palestras de conscientização e esclarecimento nas escolas da rede pública. “Nossa intenção é que o Proerd passe a funcionar em Guaraí ainda no segundo semestre, para impedir que nossos jovens entrem no mundo das drogas, através de um trabalho de proximidade dos policiais militares, que vão falar sobre os riscos e consequências negativas para o futuro desses jovens”, comentou o comandante.
Outra proposta debatida no encontro foi a criação de uma banda da Polícia Militar, para a qual a prefeitura forneceria os instrumentos e a corporação o pessoal, tanto para ensinar os jovens, quanto para participar de eventos comemorativos e oficiais na cidade. “Esse também é um projeto muito bonito, pois educa através da música ao mesmo tempo que contempla a nossa cidade e a nossa população com uma banda que vai abrilhantar os nossos eventos e datas comemorativas”, ressaltou Lires.
Lires Ferneda agradeceu a visita do major Cândido Soares e enfatizou a importância da prefeitura trabalhar em parceria com a Polícia Militar, oferecendo o suporte necessário para o desenvolvimento de ações que visem a prevenção e combate ao consumo e tráfico de drogas, bem como outros crimes.
“A Polícia Militar tem sido uma importante parceira não só da Prefeitura de Guaraí, mas principalmente da nossa comunidade, que é brindada pelo desenvolvimento trazido pela BR-153, mas que também nos deixa expostos aos perigos de pessoas mal intencionadas, que veem em nossa cidade uma oportunidade para cometerem seus crimes. No entanto, os bandidos encontram uma Polícia Militar altamente preparada para inibir crimes e garantir o bem estar e a ordem”, finalizou a prefeita. (Com informações da Ascom)