O prefeito José Salomão sancionou nesta segunda-feira (17), a Lei 1537/2023, que institui o Programa de Incentivo à Orquestra Municipal Bento Jacinto da Silva.
A sanção foi confirmada na edição do Diário Oficial da União desta segunda (17). A nova lei tem o objetivo de conceder bolsa-auxílio aos jovens músicos, visando o incentivo e a profissionalização dos integrantes da Orquestra de Dianópolis.
Segundo o prefeito José Salomão, o momento é de comemoração. “Sancionamos o projeto que institui o Programa de Incentivo à Orquestra Municipal Bento Jacinto da Silva. O programa estimula os participantes dessa Orquestra maravilhosa que temos no nosso Município e tão bem representa Dianópolis. A sanção representa também a valorização desses alunos que possuem vocação e merecem aplausos. É mais um espaço que o Município propicia para revelar novos talentos. E agora o incentivo é lei!”, comemorou.
O maestro Wilker Araújo agradeceu por este momento histórico e marcante para os componentes da Orquestra. “É uma grande conquista. Outros maestros já tentaram e não conseguiram. Graças a Deus, fomos abençoados por essa Gestão que não mediu esforços e fez acontecer, valorizando os músicos e talentos descobertos diante dessa Orquestra”, celebrou.
Também estiveram presentes no gabinete, o secretário de esporte e Juventude, Jonas Aires e os vereadores Paulo da Mega, Marcelo Rodrigues e Bira Soares.
Orquestra Sinfônica Municipal Bento Jacinto da Silva
A Orquestra Sinfônica Municipal é regida pelo maestro Wilker Araújo, supervisionada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc). Os ensaios ocorrem no Museu Municipal.
As inscrições para participar da Orquestra podem ser feitas por crianças e jovens a partir de 10 anos de idade, no Museu Municipal, no mesmo horário dos ensaios: terças-feiras – 18h e às quintas-feiras – 15h.
Em 2022, todos os instrumentos musicais da Orquestra foram renovados, proporcionando ainda mais estrutura e desenvolvimento musical aos alunos. (Da assessoria de imprensa)