Os ministros do Turismo, Celso Sabino (UB), e das Comunicações, Juscelino Filho (UB), estiveram no Tocantins nesta terça-feira, 30, para visitar a infraestrutura do Aeroporto de Araguaína. O prefeito Wagner Rodrigues (UB) e o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) receberam os gestores. Na pauta, a homologação do local após a reforma e ampliação da pista, para a liberação dos equipamentos de navegação instalados.
DEMONSTRAÇÃO DA CLARA IMPORTÂNCIA DO AEROPORTO
Wagner Rodrigues destacou a importância da homologação dos equipamentos e liberação das reformas feitas para garantir a ampliação da oferta de voos comerciais na cidade. “Uma demonstração clara da importância do aeroporto de Araguaína foi justamente a visita dos ministros, que irão seguir daqui para uma agenda no Maranhão, mas precisaram do apoio logístico do nosso aeroporto para a descida da aeronave da Força Aérea Brasileira. Eles se comprometeram a levar esta pauta à Brasília na semana que vem e tratar junto ao Ministério de Portos e Aeroportos a liberação destes equipamentos”, contou.
ETAPAS DO AEROPORTO
O protocolo que está sendo realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) exige uma série de etapas de qualificação do aeroporto e teve início ainda em abril. As ações verificam se o local atende ao parâmetro nacional exigido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e se o aeroporto está apto para receber grandes aeronaves. A Prefeitura de Araguaína já implementou um sistema de drenagem da pista, nivelamento de cabeceiras e a instalação do PAPI, o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, e do EPTA, que é a estação de rádio necessária para a segurança da aviação civil.