O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos) anunciou em reunião remota realizada com 22 instituições na noite de segunda-feira, 13, a ampliação da realização de testes para Covid-19. A previsão é de que os exames sejam feitos em locais públicos, por amostragem, com análises realizadas no laboratório da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Testes na próxima semana
A medida foi confirmada porque está avançado o processo de estudo e pesquisa para o início da realização do diagnóstico molecular, pelo método de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), único que identifica a doença nos primeiros dias de infecção. A previsão é de que a prefeitura, em parceria com a UFT e o laboratório Analisys, comece a testar os exames a partir da próxima semana.
Fundamental para controle epidemiológico
Professor doutor em microbiologia da escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFT, José Carlos Ribeiro Júnior, defendeu o processo. “É muito importante, para um controle epidemiológico, saber se as pessoas em Araguaína têm o vírus ou não, por meio do exame de PCR qualitativo, forma que estamos estudando para realização aqui na cidade. Precisamos do auxílio do laboratório público do estado que, por meio do confronto de resultados, nos ajudará a validar o teste em desenvolvimento”, contou.
Procedimento
Ainda de acordo com o professor, as primeiras experiências de otimização para a realização do teste serão iniciadas neste fim de semana, com a chegada dos reagentes. Nesta primeira etapa, o trabalho será feito com o RNA do vírus. A próxima fase será a de validação do teste, por meio da comparação com os já realizados pelo laboratório estadual. Com os testes validados, será iniciado o processo de testes por amostragem da população.
Leitos
O município já tem disponíveis 22 leitos para o recebimento de pacientes em estado leve a moderado de Covid-19. São 10 leitos no Hospital de Doenças Tropicais da UFT para atendimento clínico de casos com sintomas leves, 6 leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e outros 2 leitos estão disponíveis no Hospital Municipal (HMA). A previsão é de os 10 leitos em fase de instalação no Hospital Regional de Araguaína (HRA) estejam prontos até esta quarta-feira, 15. Já no Hospital e Maternidade Dom Orione o funcionamento dos 10 leitos deve começar até a próxima semana.
Casos confirmados
De acordo com o boletim informativo da Secretaria Municipal da Saúde, até segunda-feira, 13, havia sido registrado o total de 98 casos suspeitos, 300 casos descartados e 5 pessoas confirmadas para o Covid-19.