A edição do Diário Oficial de Gurupi desta quinta-feira, 1º, trouxe o enquadramento de 1.539 servidores no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Quadro Geral e da Saúde. “Esta lei garante a carreira do servidor público, ou seja, a cada período, a cada ano ou a cada estudo, ele vai crescendo na sua carreira e desta forma tendo um aumento salarial em decorrência do tempo de serviço e em decorrência de capacitações e do aperfeiçoamento. Mas infelizmente, esta lei, que foi criada em 2015, nunca foi implementada”, destacou a prefeita Josi Nunes (UB).
VALORIZAÇÃO GRADATIVA
Josi Nunes esclareceu que a valorização do funcionalismo vem acontecendo de forma gradativa. “O primeiro ato que foi realizado neste plano foi a implementação dos PCCR da Educação, da Saúde e do Quadro Geral. Já conseguimos pagar o PCCR da Educação que estava atrasado desde 2017. Em dezembro de 2021 enquadramos todos os profissionais da Educação no seu PCCR e pagamos o passivo de 2017 até 2021. Neste ano nós focamos no PCCR do Quadro Geral e da Saúde e neste mês de setembro fizemos a implementação da Lei de 2015”, destacou. Apesar da sinalização aos professores, a categoria está em greve há 17 dias para garantir a aplicação do reajuste Piso do Magistério em toda a carreira, não apenas na base.
NÃO HÁ COMO RESOLVER TUDO DE UMA VEZ
Diante disto, a prefeita admite haver conquistas que ainda precisam ser alcançadas. “Desta forma [com a implementação dos PCCRs] nós teremos servidores que terão crescimento na sua carreira. E nós temos várias ações ainda que deverão ser feitas no sentido de continuar com a valorização dos nossos servidores, nós estamos analisando as condições orçamentárias e financeiras do município para gradativamente irmos realizando estas conquistas. Infelizmente nós temos hoje 8 categorias de servidores que precisam ser valorizados, mas que infelizmente não damos conta de resolver tudo de uma única vez. É preciso uma compreensão dos servidores no sentido de que gradativamente nós vamos conseguir”, finalizou Josi Nunes.