A Prefeitura de Gurupi prorrogou por mais uma vez as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em novo Decreto publicado no domingo, 11, o município decidiu manter até o dia 25 a suspensão de qualquer atividade, pública ou privada, que gere aglomeração. Entretanto, os estabelecimentos comerciais em geral, academias, templos religiosos, restaurantes e afins estão autorizados a funcionar até às 21 horas, mas é exigido deles todas as exigências sanitárias, como ocupação reduzida, uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel. Aulas presenciais também estão liberadas no âmbito municipal.
Penalidades
O descumprimento das normas sujeitará o infrator, conforme o caso, às penalidades administrativas, cíveis e criminais, inclusive, à cassação de alvará, para atividades comerciais, na hipótese de reincidência. O decreto reforça que a pessoa que for flagrada sem o uso de máscara, que é obrigatório, poderá responder por crime contra a ordem e a saúde pública e ainda estará sujeita a multa.
Denúncias
As denúncias referentes ao descumprimento do Decreto, poderão ser realizadas por meio da Ouvidoria Geral do Município, através do telefone fixo e WhatsApp (63) 3315-0077, no horário das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e WhatsApp Covid (63) 99206-5245, para receber denúncias por mensagens de texto e áudio, todos os dias da semana, 24h (vinte e quatro horas) por dia.