A Prefeitura de Palmas informou nesta quinta-feira, 15, ter enviado à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que pede autorização para firmar financiamento de R$ 300 milhões junto ao Banco do Brasil. Conforme o Paço, o montante é para o programa desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seiop) com foco em mobilidade urbana, acessibilidade e qualidade de vida, batizado de “Avança Palmas”
CONSTRUÇÃO DE 14 PRAÇAS, PRÉDIOS E PAVIMENTAÇÃO
Dentre as obras previstas estão a construção de 14 praças públicas, dois prédios públicos e a pavimentação de mais de 1,4 milhão de metros quadrados de ruas, utilizando diferentes técnicas como recapeamento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), microrrevestimento e lama asfáltica. Além disso, mais de 93 mil metros quadrados de novas vias também serão pavimentadas, contribuindo para uma cidade mais moderna e acessível para todos.
ATENDIMENTO A DEMANDAS HISTÓRICAS
O titular da Seiop, Paulo Cezar Monteiro, afirma que o programa ‘Avança Palmas’ representa um marco no planejamento urbano do município. “Com esse pacote de obras estruturantes, estamos atendendo demandas históricas da população — obras necessárias por anos e que agora sairão do papel. A proposta não é apenas pavimentar ruas, construir pontes ou executar drenagens. É transformar a mobilidade, garantir acesso e preparar a cidade para o futuro. Estamos falando de intervenções em áreas estratégicas, como o prolongamento da Avenida Teotônio Segurado, com a construção de três novas pontes, e a requalificação de vias fundamentais para a integração entre bairros”, destacou o secretário.
INFRAESTRUTURA PARA REGIÕES PERIFÉRICAS
Além destes, Paulo Cezar Monteiro reforça o propósito de levar infraestrutura completa a regiões como Irmã Dulce, Lago Norte, Universitário e tantos outros setores que aguardam pelo olhar do poder público há muito tempo. “É mais do que um programa de obras. É a resposta que a população esperava e que agora começa a ser construída com seriedade e compromisso”, declarou.
DUPLICAÇÃO DA TEOTÔNIO SEGURADO
Entre as principais intervenções listadas estão a duplicação e infraestrutura da Avenida Teotônio Segurado, no trecho entre a Avenida NS-15 e o acesso à estrada da Agrotins, incluindo a construção de três pontes: sobre o ribeirão Taquaruçu, o córrego Santa Bárbara e o córrego Taquari. Também está inclusa a implantação de drenagem, pavimentação e sinalização em diversos setores, como Lago Norte, Irmã Dulce, Universitário, União Sul, Jardim Aeroporto e Loteamento Bela Vista.
MAIS OBRAS
Além destas, estão previstas obras em importantes corredores urbanos como as avenidas LO-03, LO-23, LO-33, NS-10, NS-02, NS-05 e NS-15, contemplando drenagem pluvial, terraplanagem, sinalização, ciclovias e calçadas com acessibilidade, bem como a construção de três novas pontes de concreto armado, sendo duas no setor Morada do Sol e uma no prolongamento da Avenida Teotônio Segurado.
MACRODRENAGEM
Por último, de acordo com a gestão municipal, também está prevista a execução de projetos de macrodrenagem em áreas estratégicas, como nas avenidas NS-02 e LO-33, e a implantação de ciclovias conectando diversas regiões da capital. Além da requalificação da ligação entre a Avenida NS-15 e os bairros da região norte, como Sonho Meu e os setores de condomínios e mineradoras, com a implantação de bueiro celular sobre o córrego Água Fria. O programa ‘Avança Palmas’ será executado em etapas, com cronograma de obras que deverá ser detalhado após a liberação dos recursos.