O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia (PV), inaugurou na manhã dessa terça-feira, 8, as novas sedes próprias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Farmácia Básica Municipal e da Sala do Cartão SUS. As duas unidades ficam na Avenida das Nações Unidas, entre os setores Vila Nova e Nova Capital.
Os novos equipamentos de saúde ficam localizadas em prédios vizinhos. A revitalização dos espaços para receber os serviços foi realizada com recursos próprios do Município.
Farmácia Básica Municipal
A nova Farmácia Básica Municipal será mais uma Unidade para atender as demandas da comunidade por medicamentos, se juntando a outra, localizada no Centro. Com isso, o Município facilita o acesso das pessoas que moram na região Norte da cidade.
“O que estamos fazendo é descentralizando o serviço com condições de atender toda a região no entorno. Temos condições de atender com toda a medicação preconizada através do Ministério da Saúde a partir deste posto avançado. Mais um serviço que estará próximo da comunidade”, destacou o Prefeito Joaquim Maia.
A secretária da Saúde, Anna Crystina, afirmou que os moradores terão uma facilidade a mais depois que receber atendimento nas Unidades de Saúde. “As pessoas atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde da região, o CEME, SAE, CAPs vão ter a oportunidade de sair do serviço de saúde e buscar o medicamento em um local próximo”, explicou Anna.
O Gerente da Assistência Farmacêutica, Lincoln Prado, também falou sobre a facilidade na busca pelo remédio. “A nova Farmácia vai facilitar o acesso aos medicamentos básicos ofertados na Assistência Farmacêutica. Vai diminuir distâncias, pois é próxima a todas unidades básicas de saúde da região norte. O usuário sai da Unidade e vem buscar aqui na Farmácia”, disse.
Samu
Trazendo economia para o município, o Samu sai de sede alugada e agora tem um novo espaço próprio, revitalizado e que atende as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. O prédio fica localizado ao lado da Farmácia Básica Municipal.
“Nós tínhamos o desafio que o Samu tivesse adaptado às necessidades preconizadas pelo Ministério da Saúde para atendimento dos serviços e está localizado numa via de fácil deslocamento para qualquer ponto da nossa cidade”, reiterou Joaquim Maia.
De acordo com a secretária Anna Crystina, a nova sede oportuniza aos trabalhadores melhores condições de trabalho. “A gente entrega toda uma base adaptada com repouso feminino e masculino, com a copa, já que eles se alimentam aqui, e com a garagem apropriada para as ambulâncias para a lavagem delas com rampa”, informou Anna.
O técnico de enfermagem do Samu, Alexandre Costa, parabenizou o esforço do Município para que a nova sede fosse entregue.
“Essa nova sede vem melhorar o nosso trabalho tanto na estrutura física como na estrutura de equipamentos. O Samu é um serviço móvel de urgência e emergência e a gente vem melhorando nossa estrutura, nosso trabalho e a comunidade de Porto Nacional só tem a ganhar”, disse Alexandre.
Nova sala do Cartão SUS
A Prefeitura de Porto Nacional também descentraliza o serviço prestado pela sala do cartão do SUS, que antes funcionava apenas na Secretaria Municipal da Saúde. Agora a região Norte também conta com Sala do Cartão SUS, localizada no prédio da Farmácia Básica.
“Hoje as pessoas podem vir até esse ponto para fazer o cartão SUS e trazer seus pedidos de consultas, exames e procedimentos para serem regulados”, informou Anna. (Com texto e informações cedidos pela Secom Porto Nacional)