Formar novos brigadistas florestais para atuar no combate a incêndios florestais, no período de estiagem – de junho a novembro, no município de Porto Nacional é o objetivo do curso de formação para a turma de atiradores do Tiro de Guerra 11 005, do ano de 2022. A capacitação, que será realizada durante três dias, é fruto de parceria entre a prefeitura, o Corpo de Bombeiros Militar e o Tiro de Guerra 11-005. 39 atiradores deverão participar do curso de formação.
O curso preparatório trará diversas técnicas de primeiros socorros, conceitos de incêndios florestais, legislação aplicada aos incêndios na floresta, táticas e técnicas aplicadas no combate ao incêndio florestal. Além de atuarem diretamente no combate e controle aos incêndios, os novos brigadistas irão colaborar como Agentes Ambientais em campanhas de prevenção e combate ao mosquito aegypti, além de guarda-vidas durante as temporadas de praia.
De acordo com o superintendente municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente, a brigada de incêndio é obrigatória nos municípios brasileiros desde 1977. “Apesar de ser obrigatória em todos os municípios, sabemos que muitos não têm condições para realizar essa formação anualmente. Porto Nacional é a quinta maior cidade do estado e sempre realiza essa formação, temos uma parceria com os Bombeiros e com o Exército Brasileiro, por meio da Tiro de Guerra e isso é essencial para realizarmos essa formação”, pontuou.
Participaram do evento, o 1º Sargento do Tiro de Guerra 11 005 e Chefe de Instrução, Erick Laurez; Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar do Tocantins, Marcos Humberto Dourado; Tenente Coronel do 5º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins, José Batista Freitas; Secretário chefe de gabinete da prefeitura de Porto Nacional, Marcos Geovane; Presidente da Agência de Regulação, Serviços e Meio Ambiente, Fabrício Machado e o Diretor da Agricultura de Porto Nacional e representante da Pro-Soja, Alcides Serpa. (Da assessoria de imprensa)