A 7ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta quinta-feira (15). Aberto ao público, o evento contou com a presença da comunidade. O debate priorizou a defesa de um Sistema Único de Saúde democrático com resultados efetivos e de qualidade em tempo oportuno, para reafirmar o que todos devem saber: a garantia da saúde como direito de todos.
Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, a 7ª Conferência é a etapa preparatória para a Conferência Estadual que ocorre em maio, em Palmas, e a subsequente Conferência Nacional, em Brasília.
Depoimentos
O prefeito José Salomão destacou a importância dos construtivos debates que são feitos na Conferência Municipal para serem levados, posteriormente, às Conferências Estadual e Nacional. “Os temas debatidos e construídos aqui visam melhorar o sistema de saúde no nosso Município. É necessário a presença da sociedade num evento de tamanha magnitude como este, para que as propostas elaboradas compreendam maior parte dos usuários”, declarou Salomão, reforçando “a melhora nos serviços oferecidos pelo Município de Dianópolis aos usuários, como a Telemedicina e a chegada de novos médicos que já atendem na rede de atenção básica. -É suficiente? Ainda não. Mas estamos trabalhando cada vez mais numa Gestão Humanizada, que cuida das pessoas”, assegurou.
O secretário municipal de Saúde, Israel Leite Furtado, desejou uma boa Conferência a todos e destacou a relevância desse diálogo feito direto com a sociedade. “Esse diálogo é construído sob novas perspectivas e nossa intenção é contribuir com apontamentos e soluções elaboradas para necessidades de saúde”, disse.
Marleide Aurélio da Silva, convidada especial do Conselho Estadual de Saúde para prestigiar e palestrar no evento, questionou a ausência da comunidade na 7ª Conferência Municipal de Saúde. “Aqui neste salão deveria estar cheio de pessoas que tivessem interesse em debater o Sistema Único de Saúde (SUS) dentro de Dianópolis. O nosso SUS é grandioso, por isso é tão importante que todos aqui presentes saiam decididos a defendê-lo. Quanto mais a gente defende, mais ele pode ser melhorado”, pontuou.
Eixos temáticos
No encontro, quatro grupos foram divididos para discutirem os seguintes eixos:
Eixo I – Brasil que temos. O Brasil que queremos;
Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Antes das apresentações em grupos, ocorreu a eleição dos delegados titulares e suplentes do Município. Após encerrada, os grupos se apresentaram com as soluções de aperfeiçoamento do SUS.
Evento realizado pela Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, no Auditório Irmã Amparo, no Colégio João D’ Abreu.
Presentes
Além dos citados acima, também prestigiaram o evento a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marilene Barbosa dos Santos; a secretária de Administração, Lucidelma Pimenta; o vereador Marcelo Rodrigues, o tenente Sílvio, representando o Corpo de Bombeiros, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. (Da assessoria de imprensa)
Fotos: Thuany Gonçalves/ Ascom Prefeitura de Dianópolis
[ngg src=”galleries” ids=”169″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]