Com o tema “A vida é a melhor escolha”, a Prefeitura de Dianópolis preparou uma programação especial referente à campanha do Setembro Amarelo. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) está desenvolvendo várias atividades de valorização da vida com os usuários do Caps e a comunidade, sobretudo, os jovens.
Mensagens de apoio e motivacionais, diálogo e dinâmicas fazem parte desta importante iniciativa do Caps II.
Nesta quarta-feira (21), em ação conjunta com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus Dianópolis, a equipe do Caps envolveu os alunos com a temática e abriu espaço para que eles pudessem expressar suas próprias opiniões sobre termos bastante utilizados na campanha, como depressão, sucídio, isolamento e tristeza.
A coordenadora do Caps II, Jacinta Pinheiro, alerta a população para que saibam que os serviços do Caps está disponível a toda população. “O Setembro Amarelo traz essa campanha para nos conscientizar que todos nós podemos salvar vidas. Esta campanha é um alerta de valorização à vida. A pessoa que está com pensamentos negativos na cabeça precisa de um abraço e de se sentir acolhida, de forma alguma, escutar julgamentos. No nosso ciclo podemos perceber o isolamento de algum amigo, e nós podemos sim ir ao encontro dessa pessoa e fazê-la se sentir ouvida”, alerta.
O Caps reforça que o serviço é disponível a toda sociedade.
Até o momento, as ações já foram realizadas com os usuários do Caps; voltadas para a comunidade escolar, como no Colégio João d’ Abreu, Escola Estadual Joca Costa e Escola Estadual Abílio Wolney.
Até o final de setembro, além das rodas de conversa já citadas, a equipe do Caps II também estará presente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). (Da assessoria de imprensa)
Fotos: Thuany Gonçalves/ Ascom Prefeitura de Dianópolis
[ngg src=”galleries” ids=”146″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]