O presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini; e o gerente de Planejamento Estratégico e Governamental, Rodrigo Tommasi Marinho, esteve no Tocantins nesta quinta-feira, 5, para conhecer as instalações da unidade industrial da Fazendão Agronegócio, localizada em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e os secretários da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; acompanharam a agenda.
CONVITE DO GOVERNO
O Complexo Portuário de Santos é o maior da América Latina e está localizado no estuário de Santos, entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão. A visita do presidente ao estado foi realizada a convite do governo, como parte da política da gestão de buscar novas possibilidades para impulsionar o escoamento da produção tocantinense. Em reunião no Palácio Araguaia, Wanderlei Barbosa agradeceu a visita dos representantes e destacou a importância do Porto de Santos. “É o maior do país em movimentação de mercadorias para exportação e nós queremos escoar também por lá. Recebemos produtos de outros estados como o Mato Grosso, do Pará e temos uma logística privilegiada”, pontuou.
PORTO QUER CONHECER ORIGEM DOS PRODUTOS
Na ocasião, o presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, ressaltou que a visita ao Tocantins veio ao encontro do programa Porto Vai até a Fazenda, que objetiva conhecer a origem dos produtos. “Estamos aqui conhecendo a infraestrutura local, as necessidades reais daqueles que produzem e que pretendem escoar para o mundo passando pelo Porto de Santos. Hoje o governador do Tocantins, que é o Wanderlei, investe principalmente nas rodovias e estimula investimentos nas linhas férreas, para que possamos produzir mais e escoar mais pelo Porto de Santos”, pontuou.
EXPANSÃO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS
Carlos Humberto Lima explicou que a visita do presidente do Porto de Santos ao Tocantins faz parte de uma política do governo de expandir as soluções logísticas. “O Tocantins, por meio do Pics [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], busca ampliar os horizontes de todos os setores econômicos do nosso estado, inclusive na questão logística. Então, o que estamos fazendo aqui hoje é buscar novas opções de escoamento para o setor produtivo do Tocantins. Quanto mais opções nós tivermos, melhores serão as condições de competitividade dos nossos empresários tocantinenses”, evidenciou o titular da Sics.
GRUPO FAZENDÃO
A Fazendão Agronegócio constitui uma das maiores empresas do setor agroindustrial da região. O grupo inaugurou recentemente uma indústria de grãos em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, com capacidade de esmagar em torno de 800 mil toneladas de soja ao ano, produzindo farelo e óleo degomado.