Nove dos cerca de 20 presos que fugiram do presídio Barra da Grota, em Araguaína, nesta terça-feira, 2, morreram durante confronto com as Polícia Civil e Militar em uma região de mata. O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, afirmou ao CT que foi reforçada a segurança das demais unidades penitenciárias para coibir eventuais desordens ou rebeliões.
Detentos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) se rebelaram na tarde desta terça-feira, e conseguiram fugir com reféns do presídio. Nas redes sociais há vídeos dos fugitivos circulando pelas ruas de Araguaína. Em nota, a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) admite que há servidores em poder dos presidiários, mas não confirma o número de reféns ou de rebeliões. A pasta informou que forças de segurança estaduais e do sistema penitenciário já estão atuando para “retomar a situação de normalidade”. “Assim que houver informações concretas a respeito da situação da unidade, a secretaria irá informar à imprensa e a sociedade tocantinense”, informa.
Em uma segunda nota, a Seciju afirmou que já adotou medidas de contenção em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar (PM). “Uma operação especial foi montada e a situação no interior da unidade já está sob controle”, garantiu.
A pasta ainda fala há outra operação em andamento com o objetivo de “garantir a recaptura dos fugitivos, que estão cercados em uma área verde”. Uma equipe está negociando a rendição dos fugitivos e liberação dos reféns.
Veja o vídeo:
Leia abaixo as íntegras da notas da Seciju:
“NOTA À IMPRENSA
“NOTA À IMPRENSA
DATA: 02.10.18
ASSUNTO: BARRA DA GROTA 2
O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cidadania e Justiça, da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar, informa que todos os procedimentos de segurança estão sendo adotados para atuação no caso da fuga de presos da Unidade de Tratamento Penal Barra Da Grota, em Araguaína.
Uma operação especial foi montada e a situação no interior da unidade já está sob controle.
Uma outra operação está em curso para garantir a recaptura dos fugitivos, que estão cercados em uma área verde.
Uma equipe está negociando a rendição dos fugitivos e liberação dos reféns.
As demais unidades prisionais do Estado continuam dentro da normalidade.”
- Matéria atualizada às 19h23