A diretoria do primeiro Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Rural do Estado foi eleita no sábado, 15, em Porto Nacional. Welington Pereira foi escolhido presidente por aclamação, com Waldemir Martins Junior na vice-presidência. “Reforçamos que colocamos nosso nome em prol do bem de todos. Esse é um projeto muito bonito que pode ser exemplo até para o Brasil. Agradeço a oportunidade e a confiança”, disse o eleito.
MODELO PARA FORMAÇÃO DE OUTROS
Diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP), o tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa tratou a formação do conselho como um marco. “Depois da posse, vocês estarão legitimados a atuar como conselho e, com certeza, terão grandes resultados. Vemos muito potencial neste Conseg porque temos pessoas que, de fato, são engajadas. Este será o primeiro conselho rural do Estado, mas com toda certeza será modelo para muitos outros”, avaliou o tenente-coronel.
UNIÃO DA COMUNIDADE
Eleito membro do Conselho Fiscal, Jairo Muniz também fez uso da palavra e fez questão de falar sobre a importância da união da comunidade. “Hoje a gente entende que se nós dermos as mãos amanhã nossos filhos vão agradecer e essa terra será cada vez mais valorizada porque aqui terá tranquilidade para a gente viver”, destacou.
CURSO DE AGENTE COMUNITÁRIO
Antes da eleição, a equipe da Diretoria de Polícia Comunitária qualificou os moradores no Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), que é uma etapa para a implantação do Conseg. O curso teve carga horária de 4 horas. Ao todo, 45 moradores receberam o certificado e estão qualificados a atuarem voluntariamente, em parceria com as polícias, no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social.
Confira os eleitos:
PRESIDENTE
- Welington Pereira
VICE-PRESIDENTE
- Waldemir Martins Junior
1ª SECRETÁRIA
- Rafaela Dias
2ª SECRETÁRIA
- Leidiane Pereira
1° TESOUREIRO
- Roberto Caetano
2° TESOUREIRO
- Maria Morques de Silva
CONSELHEIROS FISCAIS
- Nilson Ontônio Mutz
- Daniel José
- Jairo Muniz
MEMBROS NATOS
- Alexandre Magno de Medeiros, agente de Polícia Civil
- Graciliano Batista da Silva, sargento da Polícia Militar