Como medida de otimização da produção de mudas de espécies agrícolas e florestais, principalmente para regiões de clima sazonal, caracteriza-se a utilização de hidrogeis incorporados ao substrato.
Como produto hidrofílico, o hidrogel absorve e disponibiliza grandes quantidades de água e age como uma reserva para as plantas, diversos trabalhos comprovam a eficiência do emprego do hidrogel, principalmente em mudas de espécies florestais e agrícolas de interesse comercial.
Contudo pouco se sabe do hidrogel natural formado a partir de uma planta do domínio Cerrado, sendo assim, pesquisas sobre a produção de hidrogel natural vem sendo desenvolvida pela professora Dra. Priscila Bezerra de Souza, mestre e agrônoma Flávia Bezerra Souza e o grupo de pesquisa Serviços de Ecossistemas Florestais- SEF certificado pela Universidade Federal do Tocantins e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Estudos preliminares demonstram que o hidrogel natural extraído de uma planta do Cerrado é biodegradável, atóxico apresenta estabilidade de pH e temperatura e um elevado grau de intumescimento combinados a uma progressiva perda de água para o meio, sugerindo uma possibilidade de aplicação deste na produção de culturas agrícolas e florestais em regiões com déficit de chuvas, como por exemplo nosso estado do Tocantins.
Visando essa melhoria, o hidrogel natural surge como alternativa de retenção de água devido às suas características de condicionador de solo que contribui para aumento da capacidade de hidroretenção, reduzindo assim a frequência de irrigação.
Com isso, as pesquisas giram em torno do desenvolvimento e da validação do hidrogel natural, pois estudos comprovam que este produto “hidrogel” adicionados ao substrato agem como minimizador do déficit hídrico nas plantas, proporcionando mudas mais resistentes e de melhor qualidade.
Profª. Drª. PRISCILA BEZERRA DE SOUZA
É docente no curso de Engenharia Florestal-Laboratório de Sementes e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Área de Concentração: Conservação da Natureza e Silvicultura – Universidade Federal do Tocantins.
Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT
ascom.fapt@secom.to.gov.br