O superintendente do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Walter Viana, esteve nesta segunda-feira, 31, na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) na busca por soluções para problemas com empréstimos consignados. O tocantinense foi recebido pela secretária, Juliana Domingues, e pelo diretor-presidente, Jalil Fraxe.
Lei para proibir oferta de empréstimo por telefone
A Senacon foi cobrada a adotar medidas para coibir práticas abusivas como a cobrança indevida dos empréstimos não solicitados pelos consumidores. Também foram abordadas as possíveis soluções para evitar as ligações indesejadas de instituições financeiras aos consumidores. Uma das propostas apresentadas é a possível criação de uma lei que proíba a oferta e contratação de empréstimos de qualquer natureza por ligação telefônica. Principalmente para aposentados e pensionistas.
Atuação inoportuna
Walter Viana falou sobre a situação. “É inoportuno a forma que as financeiras atuam. As diversas fraudes e o oferecimento de empréstimos consignados por telefone proporcionam um enorme transtorno aos consumidores. Isso nos causa uma preocupação maior, porque muitos consumidores tocantinenses têm recebido dinheiro de empréstimos consignados em suas contas, sem nenhuma solicitação por parte dos mesmos”, explicou Viana.
Telefonia
Outra pauta discutida com a Senacon foi a melhoria na prestação de serviços de internet via dados e banda larga, além da ampliação do sinal de telefonia em vários municípios da região Norte que ainda não possuem sinal de qualidade. “Reafirmo nosso compromisso em defesa dos consumidores tocantinenses e na busca constante por melhorias na harmonia das relações de consumo”, afirmou o superintendente.