A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que a produção de mel no Tocantins registrou em 2021 um crescimento de 120,06% em relação a 2020, saltando de 93 para 205 toneladas. Com o desempenho, o Estado ultrapassou Roraima e Rondônia para ser a 20ª maior produtora do País. Os tocantinenses passaram a corresponder a 0,37% da produção nacional, uma variação de 105% se comparado aos 0,18% de 2020.
PLANO DE EXPANSÃO
A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) destaca ter elaborado, através da Gerência de Sistemas Produtivos, o Plano de Expansão do Setor Apícola Tocantinense. O documento reuniu uma série de levantamentos de dados sobre o setor com análise do mercado de produtos apícolas, demonstrando a demanda não atendida e a necessidade de expandir a produção para atendê-la. A partir da análise destas informações, os técnicos do governo e empresários do setor, traçaram uma estratégia para alavancar a produção de produtos apícolas tocantinenses.
ESTRATÉGIA
Segundo o Gerente de Sistemas Produtivos da SICS, Marcondes Martins, os resultados já são frutos das ações propostas pelo Plano de Expansão do Setor Apícola Tocantinense. “A SICS, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural, vem desenvolvendo uma série de ações de desenvolvimento do setor apícola, a estratégia traçada no plano de expansão, prevê duas vertentes, a primeira é organizar e estruturar as associações de apicultores, para que consigam evoluir para cooperativas e a segunda, promover um sistema de integração entre apiários e apicultores que não queiram ou não possam fazer investimentos diretos, os apiários assumem boa parte do investimento inicial através de comodato e os apicultores entram com disponibilização de áreas e se responsabilizam pela alimentação das abelhas e coleta dos produtos, ao final de cada ciclo, a produção é dividida”, explicou o gerente.