Os professores Augusto Rezende e Darlene Castro foram reeleitos pela comunidade acadêmica para a reitoria e a vice-reitoria, respectivamente, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A eleição foi realizada nessa quinta-feira, 15, de forma virtual, e a apuração dos votos foi transmitida no canal oficial da instituição no YouTube na tarde desta sexta-feira, 16. Assista aqui ao vídeo completo.
Na categoria discente, a chapa Consolida Unitins, obteve 94,6% dos votos válidos (1.970 votos). Na categoria docente, 100% (32 votos); e entre os técnicos administrativos o percentual foi de 95,8% (93 votos), chegando à média de 96,8% do total de votos válidos para a chapa dos professores candidatos à reeleição.
O índice de participação da comunidade acadêmica apta a votar apresentou uma evolução de 284,4% em comparação com a eleição da reitoria do ano de 2020, quando foram contabilizados 777 votos. Nesta edição, 2.210 alunos, professores e técnicos administrativos participaram da votação.
“Ao longo deste processo eleitoral, a Universidade consolidou a tradição do respeito à valorização do processo democrático e da importância do voto como exercício de cidadania. O processo eleitoral ocorreu com a máxima transparência e respeito ao edital e agradeço a todos que tornaram esse rito possível e também àqueles que ontem nos prestigiaram com seu voto. Aos que estarão à frente da universidade para os próximos quatro anos, desejamos dedicação e comprometimento com as demandas da universidade”, afirmou o presidente da Comissão Eleitoral da eleição para reitoria da Unitins, Thiago Magalhães de Lázari.
A professora Darlene Castro, reeleita para o cargo de vice-reitora, destacou a evolução da participação da comunidade acadêmica da Unitins no pleito. “Esse crescimento de mais de 280% de participação no processo eleitoral demonstra que tivemos êxito no trabalho intenso de divulgação da democratização na escolha dos gestores da Unitins. Deixo meu agradecimento a todos os alunos, professores e técnicos administrativos que participaram desse momento histórico. Que sigamos juntos consolidando nossa Unitins”, ressaltou.
O professor Augusto Rezende, reeleito reitor da Unitins, também agradeceu a participação e o envolvimento de toda a comunidade acadêmica no processo eleitoral. “Nossa chapa foi vitoriosa recebendo mais de 96% dos votos válidos. Isso confirma a aceitação da comunidade acadêmica para com o nosso trabalho e, principalmente, representa a validação de que nossa Gestão está trazendo bons resultados para a Unitins. Agradeço a cada integrante da nossa comunidade acadêmica. Aos professores, aos técnicos e aos discentes por mais esse voto de confiança e garanto que trabalharemos ainda mais nos próximos quatro anos para consolidar a Unitins como uma universidade forte e de referência, que atua diretamente no desenvolvimento do Tocantins e do povo tocantinense”, enfatizou.
A eleição
O processo eleitoral da reitoria da Unitins teve início no dia 19 de abril deste ano, com o lançamento do edital. O pleito registrou apenas uma chapa concorrendo para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual.
Estavam aptos para votar 3.843 discentes, 112 técnicos administrativos e 41 docentes. Desses, o percentual de participação de cada categoria ficou em: 54% discentes (2.081 votos), 87% técnicos administrativos (97 votos) e 78% docentes (32 votos), sendo que a média representativa das categorias foi de 73% de participação entre os aptos a votar.
O resultado será apresentado formalmente pela Comissão Eleitoral ao Conselho Universitário (Consuni) na sessão ordinária da instância colegiada no próximo dia 28 de junho, conforme previsto no edital. Em seguida, o Consuni publicará o ato oficial com o resultado e encaminhará, ao Governo do Tocantins, para os trâmites administrativos da devida nomeação e posse do reitor e da vice-reitora reeleitos. (Da assessoria de imprensa)