O programa “Catarata Zero” realizou mais de mil cirurgias em apenas sete dias no Bico do Papagaio. Moradores de toda a região foram atendidos em Tocantinópolis e Araguatins, cidades-polo da região. Ao todo, desde o início do programa, já foram realizados quase 8 mil procedimentos em todo o Tocantins.
Zerar demanda acumulada
Criadora do projeto, a senadora Kátia Abreu (PP) comemorou os resultados do programa. “Os relatos que recebo das pessoas que estão conseguindo realizar o sonho de fazer a cirurgia são emocionantes. Sabemos da importância na vida de quem está precisando enxergar e estamos levando esse benefício a todos os 139 municípios do Tocantins. Até 2022 vamos zerar essa demanda acumulada há mais de 15 anos aqui no estado”, ressaltou a senadora.
Programa
Em sete dias foram realizadas 460 cirurgias em Tocantinópolis e 600 em Araguatins, totalizando 1.060 operações em apenas uma semana. O programa já está sendo retomado em outras regiões do Tocantins. Em outubro, o “Catarata Zero” foi retomado em Porto Nacional, atendendo os 13 municípios da região. Kátia Abreu também assinou o termo de retomada do programa em Palmas. Na segunda-feira, 22, o prometo será lançado em Colinas, que também funcionará como uma cidade-polo.