Mais de 100 mulheres usuárias dos serviços da Prefeitura de Araguaína participaram da abertura das comemorações em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado neste dia 8 de março, quarta-feira, que segue até essa o dia 10, sexta-feira. A primeira ação da programação foi realizada na Secretaria de Assistência Social, na tarde da última segunda-feira, 6.
As mulheres presentes receberam uma mensagem de reflexão para o amor-próprio e autocuidado. “O valor da mulher não está em bem materiais ou em títulos, mas no que cada uma é. Por isso, a importância de termos um olhar mais empático, de comemorarmos as pequenas conquistas. Por causa dos diferentes papéis que a gente exerce, não podemos nos cobrar muito ou nos deixar mais de lado”, informou a primeira-dama de Araguaína e graduanda em psicologia, Ana Paula Lopes.
A abertura contou com músicas ao vivo que fizeram as mulheres entrarem no ritmo do forró. Elas levaram para casa lembrancinhas artesanais: chaveiros de crochê em forma de flores foram feitos pelas alunas do Curso de Geração de Renda. Por fim, teve uma pausa para o lanche da tarde.
Dentre as mulheres que participam das atividades semanais realizadas nos Creas (Centro de Referência da Assistência Social) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estava presente a aposentada Rita Barros, de 71 anos. “Eu gosto demais de participar das ações, fico muito feliz”, contou.
Mulheres no mesmo ritmo
À noite, a programação continuou animada no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma. No local, estiveram reunidas mulheres que participam do projeto cultural “Movimente-se”. O evento contou ainda com a participação do prefeito, secretários e servidores.
Por meio da zumba, o Projeto Movimente-se transforma a vida de moradoras de 16 bairros. “É uma oportunidade para as mulheres que cuidam da casa ou trabalham o dia inteiro tirar um tempo para se divertirem. Essa ação foi pensada nisso e vamos expandir para alcançarmos mais bairros”, afirmou Wagner Rodrigues.
A Neuza Rodrigues de 55 anos, participa há 3 anos das aulas gratuitas de zumba. Ela ganhou mais felicidade e bem-estar praticando a modalidade. “A dança me tirou de casa, me deu mais energia, alegria, pois aqui eu posso me encontrar com outras mulheres, fazer parte da comunidade, sem falar na boa forma que a gente fica”, contou a moradora.
O evento contou também com o sorteio de brindes e um momento para o lanche saudável: sanduíche natural e suco de laranja. “É muito bom quando um órgão público lembra de homenagear, principalmente esse que sempre traz palestras sobre a saúde da mulher”, contou outra participante Maria Cleia Ferreira.
Programação Dia das Mulheres
Dia 7 (terça-feira)
14h – Homenagem para as usuárias do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) II Costa Esmeralda;
19h – Aulão de Muai Thay para as participantes do projeto (Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura).
Dia 8 (quarta-feira)
14h- Homenagem para as usuárias do SCFV III (Distrito Novo Horizonte);
19h – Circuito Funcional aberto para a comunidade (Praça das Bandeiras).
Dia 9 (quinta-feira)
14h – Homenagem para as usuárias do CRAS II (Araguaína Sul).
Dia 10 (quinta-feira)
8h – Homenagem para as usuárias do CRAS I (Setor Céu Azul) ;
14h – Homenagem para as usuárias do SCFV II (Costa Esmeralda). (Da assessoria de imprensa)