Palmas tem se destacado no cenário internacional por manter uma política ambiental que prioriza fontes de energias limpas e programas de preservação ambiental e sustentabilidade. Tanto que neste ano a Capital foi escolhida para sediar o II Encontro Nacional do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho e põe o Município no centro das discussões ambientais na América do Sul.
Neste ano o encontro do ICLEI tem como mote a transição de matrizes energéticas. E, neste sentido, Palmas destaca-se por programas como o Palmas Solar, que busca incentivar a população e o próprio poder público a utilizar uma fonte de energia não poluente. Outro programa de destaque é o de eficiência energética, por meio do qual as lâmpadas incandescentes da iluminação pública estão sendo substituídas por lâmpadas de led, que consomem menos energia e diminuem o impacto para o efeito estufa.
Em relação ao encontro do ICLEI, a prefeita Cinthia Ribeiro lembrou que alguns dos projetos ambientais de Palmas já foram premiados internacionalmente. “Estamos alinhados aos temas de sustentabilidade e preservação ambiental. Sediar este evento nacional nos permite fomentar o conhecimento e as boas práticas para o desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou a gestora.
Já o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, explicou que desde 2022, o ICLEI deu início a uma série de encontros visitando todas as regiões do Brasil. “Convidamos autoridades de todos os níveis de governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil a construir um diálogo constante e ampliado pela sustentabilidade”, disse Rodrigo Perpétuo.
Ele acrescentou que programas como o Palmas Solar e a participação da Prefeita Cinthia Ribeiro na Cop27, no Egito, em representação às autoridades locais da panamazônia inspiram os demais associados do ICLEI a participar desta agenda ambiental. (Da assessoria de imprensa)