O Projeto Foco no Fogo percorreu propriedades da região sudeste do Tocantins nos municípios de Arraias, Novo Alegre, Paranã e Conceição do Tocantins e nesta semana, as equipes estarão percorrendo do dia 18 ao dia 20, propriedades rurais de três municípios da região nordeste do Estado, entre eles, Lizarda, Rio Sono e Pedro Afonso.
Conforme o relatório do aplicativo de Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais (RECPREV), nesta terça-feira, 18, o projeto já alcançou um total de 8.799 pessoas, com a ação de prevenção e sensibilização sobre os riscos das queimadas e incêndios florestais
O Governo do Tocantins por meio das equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e instituições integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e ao Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo), realizou até o momento 1.277 visitas às propriedades rurais, onde foram alcançadas 5.746 pessoas; além de 14 outras ações como palestras, cursos, treinamentos, que somam a presença de 3.053 participantes.
O secretário da Semarh, Marcello Lelis, afirmou que “na última semana, as equipes do Foco no Fogo avançaram com as visitas às propriedades rurais na região sudeste do Tocantins. Além de alertar a população do Estado que está suspenso o uso do fogo e autorização de queima no Estado, as equipes desenvolvem o importante trabalho de educação ambiental, que busca sensibilizar as pessoas sobre os riscos de queimadas e incêndios florestais ao longo do período de estiagem”.
A secretária-executiva da Semarh e coordenadora do Projeto Foco no Fogo, Karynne Sotero, ressaltou que “as equipes do Foco no Fogo mantêm o ritmo de visitação das propriedades de municípios da agenda semanal, mas o volume de propriedades visitadas avança conforme a distância entre propriedades, sendo este um dos aspectos característicos de cada região e as palestras, cursos e treinamentos realizados nas instituições de ensino ficam suspensas durante o período de férias. Contudo, os resultados são bem positivos e as metas cumpridas a cada semana”.
A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, pontuou que neste ano, a meta é elevar o número de municípios, propriedades e pessoas alcançadas pelo projeto Foco no Fogo. “Trabalhamos no intuito de contribuir com a redução do registro de fogo e áreas queimadas, para manter o Tocantins cada vez mais distante da liderança do ranking de queimadas. Neste mês iniciamos o período que se acentua a baixa umidade do ar no Estado e temos uma maior frequência de fortes ventos, diante disto é essencial que todos estejamos empenhados no cuidado com o uso do fogo”, afirmou Erliette Gadotti.
A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thais Marinho, adiantou que nesta semana, as equipes estarão percorrendo do dia 18 ao dia 20 propriedades rurais de três municípios da região nordeste do Estado, entre eles, Lizarda, Rio Sono e Pedro Afonso. “Entramos na 8ª semana do projeto Foco no Fogo 2023 e devido ao período de férias escolares, nos municípios da região nordeste do Tocantins, as ações estarão concentradas nas visitas de sensibilização realizadas nas propriedades rurais, onde frequentemente também encontramos um número razoável de pessoas reunidas”, enfatizou Thais Marinho.
O engenheiro florestal, coordenador do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf) e professor da UFT/Gurupi, Marcos Giongo, contou que a partir do registro realizado no aplicativo RECPREV são gerados relatórios com dados sobre as condições encontradas nas propriedades rurais, além do número de visitas, a quantidade de municípios visitados e o número de pessoas alcançadas. (Da assessoria de imprensa)