Com sucesso comprovado no fomento ao empreendedorismo feminino e independência financeira, o Sebrae Tocantins está com inscrições abertas e gratuitas para o projeto Força Mulher no município de Palmas.
Nesta primeira fase, as participantes podem escolher a área de qualificação, por meio de oficinas sócio profissionalizantes. A capacitação contempla ainda cursos sobre a gestão, empreendedorismo e a formalização de um pequeno negócio.
Para participar, a mulher deve comparecer a um dos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e manifestar interesse para receber as instruções necessárias e efetivar a inscrição.
Segundo o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, o projeto, além de impulsionar o empreendedorismo, ajuda as participantes a desenvolverem habilidades que, às vezes, nem elas conheciam. “O projeto também tem como proposta levantar a autoestima dessas mulheres ao sonharem que podem conquistar sua liberdade financeira. Nós acreditamos no impacto deste projeto e agora estamos vendo o grande acerto que foi. Seguiremos oferecendo um cenário cada vez mais favorável às empreendedoras”, frisa.
Erislene Vieira, diretora de Proteção Social Básica dos CRAS de Palmas, destaca que a parceria com o Sebrae na execução do projeto é fundamental para a melhora financeira das mulheres assistidas. “Vidas estão sendo transformadas com o Força Mulher e a adesão tem sido cada vez mais satisfatória, porque elas sabem que encontram no projeto uma ajuda que vai desde a capacitação até à inserção no mercado de trabalho”, pontua.
Força Mulher
Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher que é aplicado de forma vinculada ao Programa Cidade Empreendedora, que tem por objetivo a transformação do município com foco na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios nos municípios. Desde então, já foram mais de 1,3 mil mulheres formadas e equipadas com kits profissionais.
O objetivo geral do Força Mulher é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios. O projeto tem parceria em 98 municípios do Tocantins com as Prefeituras Municipais, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e conta com o apoio do Sistema Fieto/Senai, Sistema Fecomércio/Senac, Sistema Faet/Senar.
Confira as oficinas disponíveis
Alimentação – Lucre com Sabor
1- Bolos, doces e Salgados
2- Drinks, Petiscos e Sanduíches
3- Pães, Pizzas e Cupcakes
Beleza – Inove na Beleza
1 – Cabelos
2 – Unha em Gel
3 – Cuidados com a Pele
Corte e Costura – Mulher é Arte
1- Noções de Corte e Costura
2- Patchwork
Construção Civil – Mulher em Ação
1 – Assentadora de Porcelanato
2 – Instalação de Ar Condicionado
3 – Pedreira de Acabamento
4- Pintora de Obras
5 – Instaladora Elétrica (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)