O Projeto Som do Barro, contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura via Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2023, está com inscrições abertas para a Oficina Som do Barro. As inscrições serão realizadas de 7 a 12 de junho através do link. Podem se inscrever crianças e jovens de 8 a 16 anos e que residem preferencialmente em Taquaruçu, local onde serão ofertadas as aulas.
O Som do Barro tem como objetivo envolver as novas gerações na produção da cerâmica, construindo instrumentos musicais de barro, possibilitando novas perspectivas profissionais, visando criar um grupo musical, formado por crianças e jovens, com instrumentos musicais de barro.
A proposta do projeto visa a junção da tradição da arte primitiva de produção artesanal em barro com a musical por meio da formação de crianças e jovens. As oficinas terão duração de dois meses, com aulas duas vezes na semana, contemplando o repasse do saber aos alunos que aprenderão a confeccionar instrumentos musicais feitos de barro e posteriormente terão aulas de percussão e musicalização. E ao final das oficinas, será realizada uma exposição com os instrumentos produzidos e uma apresentação musical dos alunos.
“O Som do Barro visa resgatar a memória com a realização de oficinas de rítmica musical com instrumentos feitos de barro e aulas de musicalização, mostrando a importância de acompanhar as novas tecnologias sem esquecer nossas raízes”, explica Wanderley Batista proponente do projeto.
“Esse projeto permite que os alunos vivenciem a música de uma forma contextualizada e significativa, com histórias, vivências, pertencimentos e originalidade. Além disso, a música é um dos maiores símbolos da cultura brasileira e está presente em todos os lares’, conclui.
Mais informações no whatsapp 63-99136-3034 ou na página oficial do projeto @somdobarro. (Da assessoria de imprensa)