Após a Covid-19 crescer 180% em 23 dias e o Ministério Público do Tocantins cobrar providências, a Prefeitura de Gurupi finalmente decidiu endurecer as medidas para conter a proliferação da doença. O novo coronavírus já atingiu 735 pessoas no município, levando sete a óbito.
Serviços não essenciais ficam suspensos por 15 dias
Em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 24, o prefeito Laurez Moreira (PSDB) suspendeu por 15 dias o funcionamento de igrejas, cinemas, bares, lojas de conveniências, academias casas noturnas e outros serviços não essenciais. A circulação de pessoas em locais públicos também fica proibida pelo período, bem como as reuniões dos órgãos e secretarias da prefeitura.]
Exceções
Clínicas e hospitais, supermercados e restaurantes estão entre as exceções, mas apesar do funcionamento estar liberado, há restrições. Os estabelecimentos do ramo alimentício poderão funcionar por entrega a domicílio ou entrega no balcão, isto adotando todas as medidas tradicionais de prevenção para funcionários e clientes, como máscaras, equipamentos de proteção individual, álcool em gel, afastamento, distância mínima. Já os supermercados podem funcionar até meia-noite e limitar a circulação em 8 pessoas a cada 100 metros quadrados.
Leilão pode
Chama a atenção a liberação da realização de leilões bovinos no período, mas sempre com as já previstas restrições para evitar a proliferação da Covid-19, além da limitação de apenas um evento semanal.
Bebida liberada, mas só por entrega a domicílio
As distribuidoras de bebidas também poderão funcionar por meio de entrega a domicílio ou entrega no balcão, mas apenas até as 22 horas. Para estes estabelecimentos está proibido a distribuição de mesas e consumo no local.