A Prefeitura de Palmas está recomendando a quem viajou que faça isolamento domiciliar de sete dias ao retornar à Capital, como forma de prevenção ao avanço da Covid-19. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Palmas registra nesta segunda-feira, 11, mais 73 casos do novo coronavírus. A cidade já confirmou 22.419 casos da doença, que matou 223 pessoas.
Não recomenda
De toda forma, o município reforça que as viagens não são recomendadas neste período pandêmico.
Em caso de sintomas
Ainda conforme a prefeitura, se a pessoa esteve em viagem nos últimos 14 dias e apresentar febre, tosse e dificuldade de respirar, deverá procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico da viagem, bem como os locais visitados anteriormente.
Confira outras medidas recomendadas:
- Evitar contato com outras pessoas e ficar em casa, principalmente se estiver com sintomas;
- Reforçar a adoção de medidas necessárias básicas dos cuidados para evitar a transmissão do vírus;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de ingerir alimentos ou utilizar álcool em gel 70%;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios;
- Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos não estejam higienizadas;
- Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar;
- Recordar que notas de papel, moedas e aparelhos celulares podem ser fontes de contaminação e por isso recomenda-se o cuidado de reforçar a higienização das mãos.