A quarta rodada de avaliação da disponibilidade de dados da Covid-19 nos portais dos estados e capitais do País feita pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional foi divulgado nesta terça-feira, 1º, com o Tocantins e Palmas apresentando bons resultados. Ambos ficaram na 7ª posição em suas respectivas áreas.
Nova metodologia
A divulgação de setembro é a primeira com uma nova metodologia de avaliação, mais rígida. A ONG avalia se os entes apresentavam informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social, além de dados sobre legislação. A escala vai de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.
Estados
Com 98 pontos, Tocantins ficou na 7ª posição entre os estados. O resultado é considerado ótimo. À frente, apenas Mato Grosso de Sul e Amapá, com 99 de pontuação; além de Rondônia, Espírito Santo, Ceará e Alagoas, todos com a nota máxima. A pior unidade da federação foi o Acre, com 38 pontos; seguido do Piauí, com 49. Ambos são os únicos com pontuação abaixo do que é considerado “bom”.
Capitais
Já Palmas somou 97 pontos, um a menos que o Tocantins, mas também ficou em 7º entre as capitais, empatado com Manaus. À frente do município tocantinense ficaram: Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), com 98 de pontuação; além de João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Macapá (AP), com 99 pontos. Teresina (PI), São Luís (MA), Maceió (AL) e Aracaju (SE) ficaram nas piores colocações com nota abaixo de 60, o que é considerado regular.