Para diminuir as chances de contaminação do novo coronavírus, Covid-19, em Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) anunciou novas medidas que evitam a aglomeração de pessoas. O decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 16, segue orientações dos governos federal e estadual. As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas a partir desta terça-feira, 17, por tempo indeterminado. As aulas serão reprogramadas em data a ser discutida junto ao Ministério (MEC) e Secretaria da Educação (Seduc).
Funcionamento de bares e restaurantes é regulamentado
O decreto regulamenta o funcionamento de bares e restaurantes, proibindo a aglomeração de mais de 100 pessoas. O limite também vale para eventos públicos e atividades culturais como a Via Sacra, que não será realizada este ano. Ainda é estabelecido que a distância mínima entre as mesas dos estabelecimentos deve ser de dois metros e suspende a realização de shows dançantes, permitindo apenas música ao vivo quando a permanência máxima de público for respeitada. Já o funcionamento de locais fechados, como pubs, boates, cinemas e similares está provisoriamente suspenso.
Orientação
A orientação da Prefeitura de Araguaína é que as pessoas com sintomas leves, como febre até 38 graus, corizas, espirros e tosse seca estão no grupo de baixo risco. Essas devem procurar uma UBS, principalmente uma das seis preparadas para o atendimento especial.
Quem deve ir à UPA?
Já aquelas com febre acima dos 38 graus, tosse com catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a UPA, localizada no setor Araguaína Sul.