Com o avanço da imunização contra a Covid-19, as redes de ensino do Estado e dos municípios retornam com as atividades presenciais neste segundo semestre, mas ainda com cautela. Conforme dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Integra), o Tocantins tem 270.049 pessoas vacinadas com a 1º dose (16,98% da população) e outras 89.951 que completaram o esquema vacinal (5,66%). A comunidade escolar fez parte do grupo prioritário de vacinação.
Rede estadual opta por formato híbrido
A Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) vai recorrer ao formato híbrido na rede estadual de ensino. O modelo foi discutido com todas as regionais da Seduc. O plano de retomada contempla atividades presenciais e remotas, assim como a organização dos espaços das unidades e do transporte escolar para garantir a segurança e a saúde dos estudantes e profissionais que estudam nas escolas da rede estadual.
Volta ao cotidiano de forma gradativa
Titular da Seduc, Adriana Aguiar transmitiu ao vivo nesta segunda-feira, 2, a aula de acolhimento que abre o segundo semestre letivo. “Estamos vivendo uma expectativa de termos uma volta ao cotidiano normal da escola, que irá acontecer de forma gradativa. Estamos retornando de um período de férias, com mais confiança, mais firmeza, com os professores e demais profissionais vacinados. Estamos torcendo para que os espaços da escola sejam ocupados de forma gradativa e com segurança”, disse.
Capital reforça medidas sanitárias
Palmas também optou pelo formato híbrido no retorno às aulas marcado para esta terça-feira, 3. Conforme o plano municipal, haverá uma divisão dos estudantes em dois grupos, que vão se revezando entre atividades presenciais durante uma semana e aulas online na outra. As unidades terão horários diferenciados para entrada e saída e, também, para o lanche. Serão disponibilizados dispensadores com sabonete líquido nos banheiros e com álcool em gel nos pontos de maior circulação de pessoas. Nas entradas das escolas serão instalados pia e totem de acionamento por pedal para higienização das mãos com água e sabão. Além disso, alunos e profissionais terão a temperatura corporal aferida, por termômetro com infravermelho, na entrada do ambiente escolar e a cada duas horas.
Em Araguaína, merenda será servida nas mesas dos alunos
O formato híbrido com revezamento de turmas também será adotado em Araguaína na volta às aulas a partir desta terça-feira, 3. Para garantir a segurança nas salas de aula, as carteiras são posicionadas com 1,5 metro de distância, todos utilizam máscaras e são disponibilizados álcool em gel. O transporte escolar e as unidades de ensino passam por uma desinfecção, além disso para o preparo da merenda escolar há a implementação de medidas específicas. A alimentação é oferecida aos alunos em suas carteiras, por servidores com luvas, avental, máscara e protetor facial, para evitar contato nas filas e no refeitório. “O nosso processo tanto administrativo como pedagógico está estruturado e pronto para receber os nossos alunos e termos um excelente semestre letivo”, garantiu a secretária municipal, Elizangela Moura.
Gurupi volta com atividade presencial só no fim de agosto
Em Gurupi, o semestre letivo voltou nesta segunda-feira, 2, mas ainda de forma remota. O município explica que ainda está no período de preparação para o recebimento dos alunos, como a afixação da sinalização, disponibilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). As aulas presenciais retornarão somente no dia 30 de agosto, com 40% a 50% dos alunos em cada sala de aula, com escalonamento semanal de turmas e rotina de sanitização dos ambientes escolares. O retorno presencial será facultativo, e caso o pai ou responsável não sinta segurança, um termo de responsabilidade deverá ser assinado. A modalidade remota continuará a ser ofertada, com o envio do material impresso, aulas de reforço, e plantões de aprendizagem.
Guaraí tem servidores vacinados
Todas as oito escolas da rede de ensino de Guaraí também retornaram às atividades nesta segunda-feira, 2, em formato híbrido, com a tradicional divisão das turmas e revezamento semanal das modalidades presencial e remota. O município garante que os mais de 320 trabalhadores foram vacinados com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19. “Foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), máscaras para professores e estudantes, além de itens de limpeza, totens de álcool em gel, termômetros e tapetes sanitizantes. Além disso, todas as unidades já haviam recebido serviços de sanitização para matar fungos, vírus e bactérias”, explicou o secretário Sebastião Mendes. “Estamos retornando aos poucos, com muita prudência”, emendou a prefeita Fátima Coelho (DEM).