Com 28 anos de serviço ativo junto ao Corpo de Bombeiros Militar e com mais de 30 anos de contribuição, o coronel da reserva Geraldo da Conceição Primo foi ao quartel receber a medalha de condecoração do Mérito Defesa Civil, nesta segunda-feira, 23. A entrega foi feita pelo coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante geral da corporação e coordenador Estadual da Defesa Civil.
Primo foi para a reserva (aposentadoria) há cerca de um ano, e deixou junto ao CBMTO um legado de grandeza, com muito serviço prestado, onde esteve por anos como coordenador-adjunto de Defesa Civil e teve o justo reconhecimento pelos serviços prestados. Ao receber a Medalha, afirmou que nela está a representação de sua própria história. “Ela representa toda uma trajetória de vida profissional. Simboliza minha trajetória e tenho muito a agradecer a esta instituição, que na verdade me proporcionou tudo”, destacou.
Em rápidas palavras, o ex- coordenador-adjunto da Defesa Civil agradeceu e dedicou a Medalha à esposa e aos pais. “Agradeço ao comando pelo reconhecimento e dedico a todos que me ajudaram a conquistá-la, sem as pessoas que me ajudaram durante o serviço ativo com certeza eu não teria sido homenageado. Dedico em especial à minha esposa e à memória dos meus pais”. Sou grato a Deus, à minha família e à Instituição”, reconheceu.
O coronel Reginaldo Leandro, que tem em Geraldo Primo um amigo pessoal, revelou que aquele foi “um momento de muita alegria para nós, por estarmos condecorando um militar do gabarito do coronel Primo, que deixou um legado muito grande para a corporação com o trabalho dele, dedicação à coisa pública”.
Durante alguns anos, o comandante Leandro contou com o apoio bem próximo do hoje coronel Geraldo Primo. “Quando fui comandante do 1°BBM, Primo foi meu Subcomandantes, quando coordenador-adjunto, Primo era meu imediato como secretário-executivo, e finalmente, quando comandante geral e coordenador Estadual da Defesa Civil, Primo foi meu coordenador-adjunto, que é quem realmente está a frente das ações da Defesa Civil Estadual. O que estamos fazendo aqui é reconhecendo e tentando retribuir um pouco daquilo que ele prestou com muito esmero, dedicação. Ele deixou um trabalho realizado, uma história dentro da corporação desde que ingressou”, assegura Reginaldo Leandro.
Presente no ato, o subcomandante do CBMTO, coronel Carlos Eduardo Farias, também se manifestou. “Primo é referência para os bombeiros. Terminou sua missão na Defesa Civil Estadual com muito mérito. Você deu algo a mais durante sua carreira”, falou o coronel Farias.
Geraldo Primo nasceu em Porto Nacional-TO, contudo, sua infância e adolescência foi em Nova Rosalândia-TO. Antes mesmo de atuar como bombeiro, Primo se dedicou por um ano à Polícia Militar do Tocantins. (Da assessoria de imprensa)