O documento de identidade mais conhecido como RG é essencial para que o cidadão tenha acesso aos direitos mais importantes e fundamentais como a matrícula em escola, carteira de vacina, entre outros benefícios sociais. No Tocantins com a descentralização do Núcleo do Instituto de Identificação e Centrais de Atendimento vinculados à Superintendência da Polícia Científica, da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), o governo do Tocantins tem estendido o atendimento aos municípios do interior oferecendo acesso ao serviço a mais de 450 mil tocantinenses em 48 municípios.
Com a entrega do Núcleo de Identificação de Buriti do Tocantins, localizado na região norte do estado, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 07, no prédio da prefeitura do município localizado na Novo Horizonte I, o órgão atenderá demandas da população de cerca de 11.497 habitantes. A inauguração é uma continuação das ações que o Governo do Tocantins vem realizando em todo o estado, em parceria com as prefeituras. No local o atendimento será das 08h às 12 e das 14h às 18h.
O vice-governador Wanderley Barbosa, que prestigiou o evento explicou que a intenção do governo é visitar todo o Estado e identificar as necessidades de cada município. “Temos conseguido dar condições para que os servidores da Segurança Pública possam desempenhar um um trabalho de qualidade junto a população”, afirmou.
“Nossa preocupação é com o cidadão que mora distante da capital e tem pouco acesso aos serviços, são estas pessoas que estamos tentando alcançar. O compromisso do governo do Tocantins é levar cidadania a todos moradores dos 139 municípios”, destacou o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio.
A prefeita do município Luciene Brito, lembrou da dificuldade dos moradores com o deslocamento e comemorou a chegada do serviço. “É uma alegria muito grande para a população de Buriti receber este Núcleo, um grande avanço para toda a comunidade que agora não terá dificuldades em conseguir o RG”, explicou.
Balanço
Desde o início das inaugurações dos Núcleos do Instituto de Identificação e Centrais de Atendimento, iniciados em 2019, foram entregues 27 novas instalações pelo Governo do Tocantins que viabilizaram 17.904 atendimentos à população em todo o estado. Ao todo até agora, 48 municípios contam com o serviço descentralizado, o objetivo é possibilitar o acesso rápido e fácil de serviços de solicitação de emissão do Registro Geral (RG) ou Documento de Identidade à população tocantinense. Nos locais também está sendo oferecido o serviço de emissão de boletim de ocorrência e solicitação de antecedentes criminais. (Da assessoria de imprensa)