A conferência online, com o tema “Segurança e Saúde no campo para empregadores rurais” teve como objetivo levar informações essenciais sobre a adaptação e acesso aos portais digitais para o público do meio rural. O site destaque da reunião foi o E-Social, que obriga legalmente os empregadores a cumprirem com incumbências trabalhistas, previdenciárias e tributárias. A reunião foi marcada pela presença da consultora trabalhista, Pollyana Tibúrcio, de Rodrigo Hugueney, membro da Comissão Nacional do Trabalho e Previdência Social pela CNA e Welber Santos, assessor jurídico da CNA.
Os especialistas explicaram aos produtores como realizar as etapas e requisitos dos processos na plataforma, além de qual profissional é o mais indicado para realizar a ação. Assim, os participantes ficaram por dentro das penalidades que podem sofrer caso não cumpram essa obrigação prevista na legislação. A iniciativa contou com participantes de Palmas e do interior do estado.
“O monitoramento digital garante agilidade na vida do produtor, contudo, ele precisa estar atento e organizado para não sofrer nenhuma sanção pela falta de informação no eSocial“, conclui Luiz Claudio Farias, diretor de Educação Profissional e Promoção Social – DEPPS.
Com a transferência de ações que antes eram realizadas de forma manual e presencial para o modelo digital, a padronização às novas plataformas é de suma importância para o público. Assim, a live visou sanar as dúvidas do produtor com relação às atribuições e serviços que geralmente são realizados por um contador, pelo profissional de Relações Humanas ou por um do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho), garantindo transparência no processo. (Da assessoria de imprensa)