Fogos de artifícios, decorações luminosas, shows musicais, aglomeração de pessoas. São muitos os ingredientes que fazem do Réveillon uma das datas mais especiais do ano. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para celebrar esse momento com segurança e evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. Por isso, a Energisa reforça as orientações para as festas de final de ano.
Ao soltar fogos de artifício, certifique-se de que esteja distante da rede elétrica, pois podem causar curtos-circuitos e interrupções na energia, além de queimaduras e acidentes fatais. Somente adultos devem manusear os fogos. “Na hora da compra, escolha materiais com certificação de segurança e qualidade. O manuseio de fogos e rojões exige muita atenção e é extremamente importante buscar locais descampados, longe da rede elétrica e isolados da aglomeração de pessoas”, alerta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Bruno Queiróz.
Barracas, palcos e arquibancadas devem ser instalados com distância mínima de 1,5 m em relação à rede elétrica. Sempre contrate profissionais qualificados para realizar as instalações elétricas. Ao realizar decorações, fixe os objetos somente em lugares seguros, sem utilizar postes ou a rede elétrica. Dê preferência aos itens impermeáveis, são mais seguros e duram mais. Certifique-se de que tudo está fixado corretamente para evitar que sejam lançados contra a rede elétrica em caso de ventanias ou temporais.
Trios elétricos precisam seguir as normas de segurança e estar dentro da altura permitida por lei para evitar contato com a rede de energia elétrica. Nas residências, comércios ou locais de festas, é importante verificar a instalação elétrica. Deve-se evitar ligar vários equipamentos em apenas uma tomada, utilizando “T” ou “benjamin“, para não sobrecarregar os fios. Também deve-se evitar emendas ou utilizar fios descascados.
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, no número 63 9222-6664. (Da assessoria de imprensa)