A Rede Hidrometeorológica do Tocantins ganhou na sexta-feira, 11, a instalação de mais uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD), dessa vez no Rio Pium, em Lagoa da Confusão. Com esta unidade, a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) passa a contar com 53 PCDs e alcança 62,5% da meta de 80 instalações previstas.
Projeto de Adensamento
O Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Tocantins tem a meta de instalar no mínimo cinco PCDs por ano até completar 80 pontos de monitoramento, previstos para cobertura de todas as bacias hidrográficas no território tocantinense. Em julho, o titular da Semarh, Marcello Lelis, adiantou que um novo contrato está sendo preparado para instalação de mais 20 PCDs, no prazo de um ano, e a intenção é elevar a meta anual no âmbito do projeto.
INFORMAÇÕES PARA GESTÃO DOS RECURSOS E PARA AGROPECUÁRIA
Marcelo Lelis falou do projeto. “A ação de Fortalecimento dos Recursos Hídricos é prioridade do governo. A equipe de Rede Hidrometeorológica está empenhada no cumprimento da meta de cinco instalações por ano e com isso, a Gestão dos Recursos Hídricos da pasta trabalha para alcançar a meta de 70% do monitoramento qualiquantitativo prevista no PPA 2023. A ampliação da rede, com a instalação no Rio Pium, vai oferecer importantes informações para gestão dos recursos hídricos da Bacia e para o setor do agronegócio na região”, afirmou o secretário Marcello Lelis.
BACIA QUE ATENDE 50 MIL HECTARES
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, ressaltou que essa é a primeira de três unidades que serão instaladas no local. “O Rio Pium é uma bacia hidrográfica extremamente importante, atende aproximadamente 50 mil hectares de lavoura irrigada, portanto é um rio com uma demanda hídrica muito grande a exemplo da Bacia do Rio Formoso. Nessa bacia temos a previsão de instalar mais duas PCD’s e somarmos três Plataformas de Coleta de Dados”, ressaltou.