A programação da festa do Senhor do Bonfim contou com a realização da tradicional missa na manhã desta terça-feira, 15, em Natividade. O evento ocorre anualmente e reúne milhares de romeiros, não só do Tocantins, mas de vários outros estados como Pará, Bahia, Goiás e Mato Grosso. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o vice, Laurez Moreira (PDT), marcaram presença. O Estado apoiou a realização da romaria. “”Estar presente em uma das maiores representações a manifestação de fé no nosso Estado é sempre maravilhoso. É uma semana de programações religiosas e culturais que movimentam diretamente a economia”, exaltou o chefe do Poder Executivo.
APOIO E RECURSO
A Secretaria do Turismo (Setur) contribuiu com um aporte financeiro de R$ 900 mil, enquanto a de Cultura (Secult) ofereceu apoio logístico de maneira colaborativa, e a de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) disponibilizou a tradicional barraca de descanso e cuidados com a saúde, além de água e alimentação, a 12 quilômetros do santuário. A Polícia Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros (CBMTO), o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), juntamente com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Rodoviária Federal, estão fazendo toda a segurança do local.
SENHOR DO BONFIM
O local, onde hoje é o distrito do Senhor do Bonfim, começou a receber romeiros em peregrinação após moradores da região testemunharem o mistério que envolve uma imagem encontrada por um vaqueiro em 1750. Essa imagem teria sido levada à cidade, de onde desapareceu e reapareceu, misteriosamente, no mesmo local onde foi encontrada inicialmente. A história se espalhou através de testemunhos de cura e, com o tempo, foram recebendo cada vez mais fiéis em busca de algum milagre. Hoje, a festa do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa e cultural do Tocantins, reunindo mais de 100 mil pessoas.