Meus amigos e amigas que têm algum tipo de deficiência ou não, a partir desta terça-feira, 6, estaremos aqui nesta conceituada Coluna do CT, que diga-se de passagem foi o único veículo de comunicação do Estado que abriu as portas para falarmos sobre a pessoa com deficiência, seu dia a dia, suas superações na escola, no trabalho e na vida para romper barreiras e mostrar a que veio.
Estaremos falando com pessoas com deficiência que romperam barreiras e estão no mercado de trabalho, pessoas com deficiência que, rompendo barreiras, terminaram sua faculdade, passaram em um concurso, são excelentes profissionais, pessoas com deficiência que, acima de tudo, superaram o preconceito, a desinformação e estão seguindo em frente. Ainda há aqueles que não conseguiram um trabalho, um emprego por falta de opções e até pelo simples preconceito de as pessoas acharem que eles, nós, não temos capacidade.
Pessoa com Deficiência: o surgimento, a evolução do termo e o conceito.
Há uma grande quantidade de pessoas com deficiência no mundo. Durante muito tempo a sociedade em geral fazia vista grossa e olhava de forma depreciativa e essa situação precisava mudar para que tivesse um maior entendimento de como chamá-las e até referi-los, como chamar essa condição. Como disse acima, essas pessoas já foram referidas como incapacitadas, inválidas, deficientes disso, daquilo e hoje esses nomes já não são cabem mais no contexto.
O surgimento do termo e conceito de pessoas com deficiência está na recente Lei N° 13.146, de 06 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, que define a expressão “Pessoa com Deficiência”:
“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
A aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência foi uma grande conquista. Sabemos que nem sempre foi assim. Contaremos para vocês tudo nas próximas publicações, bem como conversaremos com várias pessoas com algum tipo de deficiência que agora têm um termo somente: PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Rompendo Barreiras volta a seguir…
AGNALDO QUINTINO
É administrador, empreendedor educacional, palestrante, gago, surdo e feliz
quintino153@gmail.com