Já falamos aqui que empresas com mais de cem funcionários são obrigadas por lei a contratar ao menos uma pessoa com deficiência. Há empresas aqui no Estado do Tocantins que têm mais empregados com algum tipo de deficiência que a maioria dos órgãos públicos.
Por falar em órgãos públicos, você conhece alguma pessoa com deficiência que trabalha na Assembleia Legislativa do Estado? Na Câmara Municipal de sua cidade? No Palácio? Nas secretarias estaduais ou municipais?
No dia 9 de setembro de 2021 publicamos matéria na qual falávamos dos benefícios que algumas pessoas com deficiência recebem. Nele abordamos o fato de que existem muitas pessoas com deficiência no Estado — estima-se, segundo o IBGE, 142 mil tocantinenses — e a sua grande maioria sofre com o desemprego, abandono e preconceito que ainda toma de conta da cabeça dos empresários, gestores e, principalmente, dos políticos.
Estive andando em importantes órgãos públicos do Estado das maiores cidades e câmaras do Tocantins e foi uma decepção grande aos encontrar pouquíssimos funcionários com deficiência. Não vou falar aqui de concursados e contratados, mas de todos que trabalham, independente da função ou lotação. Ainda assim não nos contratam, por mais que tenhamos nível superior (6 mil PcD, segundo o IBGE) ou outra qualificações.
As eleições estão chegando, a classe política tem que começar a elaborar leis e políticas públicas, e a sociedade precisa de um olhar de INCLUSÃO sobre a pessoa com deficiência no meio em que vive. Esperamos muito de todos para que possamos caminhar juntos cada vez mais em busca de melhorias. Quando se faz pensando em todos, todos ganham.
AGNALDO QUINTINO
É administrador, empreendedor educacional, palestrante, gago, surdo e feliz
quintino153@gmail.com