A sigla LGTB foi criada em 1994 e significava lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Porém, ao longo dos anos, foi mudando, com a sigla ganhando mais letras para inclusão de diversos outros tipos de indivíduos, como queers, intersexuais, pansexuais e assexuais, sendo no dia 28 de junho comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Apesar de muitas pessoas saberem e outras fazerem vista grossa, há diversos outros segmentos com deficiência que, por puro preconceito ou capacitismo (preconceito baseado na capacidade), residem no abismo que os separam do restante da sociedade.
Se é difícil ter seus direitos reconhecidos como qualquer outra pessoa na sociedade, imagina então a dificuldade para esta mesma pessoa com deficiência quando inserida também na comunidade LGBTQIA+, a partir da sua vivência nesses dois universos, frequentar com naturalidade os mesmos espaços públicos e privados frequentados pelos demais membros da sociedade.
A bem da verdade, muitas dessas pessoas com deficiência não assumem sua orientação sexual, por exemplo, por se sentirem invisíveis para o mundo que as cerca, embora muitas vezes possuindo condições financeiras para viver como as outras pessoas vivem, esses indivíduos, por mais que tenham desejos sexuais e afetivos em relação a gêneros diversos, não conseguem se manifestar nesse sentido, haja vista o preconceito com suas deficiências.
E se, além de possuírem deficiência, ainda forem do grupo LGBTQIA+, receberão preconceito em dobro.
Pessoas com deficiência são seres humanos que, apesar de seus impedimentos corporais ou limitações funcionais pertencendo ou não ao universo LGBTQIA+, receberão preconceito. Nossa sociedade por vezes cobra que seus participantes exibam corpos perfeitos e outros valores que ferem a humanidade necessária para o bom convívio social em um mundo onde impera a diversidade.
Respeito e amor nos falta, principalmente para aceitar e incluir o que nos é diferente.
AGNALDO QUINTINO
É administrador, empreendedor educacional, palestrante, gago, surdo e feliz
quintino153@gmail.com