Na Convenção Partidária do Partido Liberal (PL), o presidente da República, Jair Bolsonaro, agora candidato à reeleição, mais uma vez fez duros ataques aos ministros e ministras do supremo Tribunal Federal (STF) e, o pior, usou uma frase capacitista: “surdos de capa preta”.
O presidente acumula muitas derrotas no STF até o momento. Talvez esse seja o motivo de sua frustração e essas falas não nos surpreendem e muito menos aos ministros. Usar uma frase dessa e ainda fazer uma comparação desnecessária, tratando de forma pejorativa a comunidade surda, só reforça que nós, os surdos, não temos noção da realidade, que não podemos fazer críticas sociais e também que não devemos nos envolver com política.
Em 2018, a primeira-dama Michelle e sua equipe mandavam material de campanha de Bolsonaro que só falava coisas boas dele. Como a maioria dos surdos tem o português como segunda língua, ficam assim fáceis de serem manipulados.
Michelle ainda fez excelentes discurso em prol das pessoas com deficiência, especialmente para nós, surdos, levando, inclusive, para a posse um intérprete de libras, deixando o pronunciamento ainda mais inclusivo. Mas parece que foi só para ganhar a eleição porque ainda não vimos projetos de verdade feitos para nossa classe. Esse trabalho de inclusão está só na mídia, na teoria, e precisa ser colocado em prática.
Sempre é bom tocar nesse ponto da inclusão porque parece que a população esquece que neste governo não existiu nenhuma política voltada para este objetivo, principalmente para os surdos, e, segundo o IBGE, somos mais de 45 milhões de pessoas no País, 25% dos brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, uma fatia e tanto do eleitorado.
É difícil ser liderado por um presidente da República capacitista que fala em público um monte de asneiras, palavrões e frases desconexas. Ele foi muito infeliz em seu discurso. Triste é que muitos o apoiam. Sua esposa, Michelle, deveria ensinar alguma coisa para ele.
AGNALDO QUINTINO
É administrador, empreendedor educacional, palestrante, gago, surdo e feliz
quintino153@gmail.com