A Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau) confirmou na noite desta segunda-feira, 1º, que as salas amarela e vermelha do Hospital Geral de Palmas (HGP) foram temporariamente bloqueadas para a entrada e saída de novos casos como forma de precaução após um paciente ter sido positivado com Covid-19. Ele deu entrada na unidade com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC) e estava assintomático para o novo coronavírus.
Atendimento retomado após isolamento e desinfecção
Conforme a Sesau, o atendimento foi retomado na unidade ainda por volta das 19 horas de quarta-feira, 1º, após remanejamento e isolamento dos pacientes e a desinfecção dos ambientes. A Vigilância Epidemiológica e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar já adotam as providências na unidade. Todos os profissionais que assistiram o paciente com Covid-19 e aqueles que dividiram as salas amarela e vermelha com ele também estão sendo testados.
Leia abaixo a íntegra da nota da Sesau:
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o Pronto Socorro e as salas Vermelha e Amarela do Hospital Geral de Palmas (HGP) foram temporariamente bloqueadas para entrada e saída de pacientes por medida de precaução, para evitar a proliferação do novo Coronavírus. O atendimento foi retomado na unidade por volta das 19h, após ter sido feito o remanejamento e isolamento dos pacientes e a desinfecção dos ambientes.
A decisão foi tomada após diagnóstico positivo de paciente de outra especialidade que havia dado entrada na unidade com suspeita de AVC Hemorrágica, totalmente assintomático para a Covid-19.
Após a detecção da infecção no paciente, imediatamente as equipes de Vigilância Epidemiológica e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) foram acionadas para as devidas providências na unidade.
A unidade está realizando investigação epidemiológica entre profissionais que assistiram o paciente mencionado e as demais pessoas que ficaram internadas em ambientes comuns (salas vermelha e amarela).
A SES reforça que tem tomado todas as precauções de modo a evitar propagação da Covid-19 em todas as suas unidades hospitalares. A distribuição de EPIs acontece de forma regular, os profissionais são constantemente capacitados e a Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde, por meio da Gerencia de Regulação do Trabalho e do Núcleo de Saúde do Trabalhador, oferecem ainda suporte psicológico necessário para todos que atuam na linha de frente.
Palmas, 01 de julho de 2020.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”